Ao criar meus projetos, gosto de contar com a escada como uma aliada. Pra mim, ela é a protagonista do espaço. Mais que mero elemento de circulação vertical da casa, de interligação de espaços, de conexão de diferentes níveis, a escada está ali para marcar presença.
Quem já assistiu ao clássico “E o Vento Levou” certamente se lembra da escadaria coberta com veludo vermelho. No cenário mágico do filme “A Bela e a Fera”, a escada monumental foi inspirada nas instalações do Chateau de Chambord, na França. E como esquecer a cena em que Jack e Rose se encontram em cima de uma escada e iniciam o romance no filme “Titanic”?
Sim. Repito. As escadas podem e devem ser protagonistas. Por isso, sou ousado na concepção delas. Em meus projetos, elas são tratadas como leves esculturas soltas no espaço. É exatamente assim que vejo as escadas: esculturas que conferem forma, beleza, originalidade e (por que não?) emoção ao ambiente.
Mas, atenção! É preciso que a escada esteja em harmonia com o conceito do projeto de arquitetura e design da casa. Ela precisa ser muito, muito, muito bem planejada. Modelo, matéria-prima, estrutura, cor, local de instalação, tudo precisa ser calculado.
Quanto à estrutura, a escada pode ter a parte inferior fechada, vigas laterais, viga central ou ser flutuante. Em relação ao formato, podem ser classificadas em diversos modelos. Como:
1. Escada reta
Construída em uma única direção, ela funciona bem em ambientes pequenos e médios.
2. Escada em L
O modelo se caracteriza por dar uma virada de 90º na altura em que segue para o próximo andar, por isso seu formato lembra uma letra L. É um dos tipos de escadas mais democráticos, funcionando bem tanto em espaços menores como em grandes ambientes.
3. Escada em U
A escada em U segue uma linha reta até mudar de direção em 180º. Essa mudança pode ser no começo, no meio ou no fim dos degraus.
4. Escada circular
Tem o formato de curva e funciona bem em ambientes maiores. Uma curiosidade é que esse tipo de escada é um dos primeiros que surgiu no mundo, marcando presença nos castelos medievais.
5. Escada caracol ou helicoidal
Escadas helicoidais podem economizar metros quadrados valiosos em ambientes pequenos, ocupando muito menos área do que uma escada convencional. No entanto, o seu projeto exige atenção, para que não se tornem desconfortáveis ou perigosas.
Então, respondendo à pergunta do título desse artigo, dou um “sobe” para a escada e espero que, depois de ter me acompanhado aqui, você nunca mais a veja como um problema, mas sim como oportunidade para deixar a estética do seu projeto ainda mais incrível.
No Comments